terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Riso Inteligente


Autores: Ivan Baroni, 
Luiz Fernando Giolo
 Paulo Pourrat. 
Ilustração de Carlos Ruas
Comprei piadas nerds na onda da série The Big Bang Theory, que eu adoro e na qual sempre acaba aparecendo piadas mais “complexas”, principalmente na primeira temporada, na ânsia de algo mais criativo e inteligente que as piadas tradicionais me arrisquei a mergulhar nesse livro.
Fiquei surpresa ao saber que é um livro nacional, e que um dos escritores é de uma cidade vizinha, aqui do interior de São Paulo.
Bem, confesso que algumas piadas não eram do meu nível, estavam lá bem além do que eu conheço das matérias citadas, outras eram bem mais simplórias do que esperava, mas não posso negar que a cada piada entendida eu me sentia um pouco ou muito mais inteligente, e sim, é uma boa sensação.
A maioria das piadas é realmente inédita, ao contrário da maioria de livros de piadas que já li. E isso por si só é um bom diferencial.
Adorei as citações ao Mochileiro das Galáxias, que é uma série que eu adoro.
E destaco a introdução do tema matemática, escrita com um humor leve e bem elaborado, assinado por Marcos Castro
Muitos dizem que matemática na escola não serve para nada. Besteira. Outro dia mesmo precisei resolver uma equação de segundo grau no supermercado para otimizar o volume utilizado no carrinho de compras.” (pág 32)
Outro ponto forte é o calendário Nerd, que achei bem criativo.
Festa junina
Para o nerd é pretexto para fazer cosplay de Chico Bento” (pág 28)
Ponto fraco: Aliás, a minha única decepção com o livro, uma piada com estupro. : ( Não acho engraçado e não acho que qualquer pessoa com bom senso deveria deixar passar essa piada (?), e permitir que esta fosse impressa.(Ainda mais num livro tão diferente e inovador).
Esta bem no fim do livro ainda assim tive que me segurar para não jogar o livro de lado, e nem sequer terminar de lê-lo.
Pra quem quer entender minha revolta, tem esses textos esclarecedores AQUI e AQUI. E esse relato ficcional, um pouco forte, mas extremamente verdadeiro AQUI. E esse VÍDEO.
Apesar disso, achei divertido, ideal para leituras rápidas, como em filas e salas de espera. E para dar algumas gargalhadas e por que não um sorriso de superioridade ao entender uma piada de física, ou química.

Os autores:

Se conheceram na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Ivan Baroni: estatística, não gosta de Comic Sans, rifas e autoajuda.
Luiz Fernando Giolo alves, matemática, não gosta de futebol (real e virtual)água fria e os demais comerciais.
Paulo “Polé” Pourrat, estatística, não gosta de programas vespertinos, fanatismo esportivos e SMS de operadoras

Fonte: Livro, imagens do Google.
As imagens contidas nesse post são de piadas encontradas no livro, mas não são as que ilustram o livro .


Um assunto que interessa a todos nós, leitorxs vorazes, e que também incomoda, e muito, é o preço dos livros, umx leitorx consciente, criou uma espécie de abaixo-assinado para que haja uma diminuição de impostos e que o preço dos livros caia, facilitando o acesso à cultura. Quem se interessar em participar dessa iniciativa, recomendo esse post de um blog que eu adoro, em que tudo é bem explicadinho e com o link para assinar.



Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha Dree!
    Nunca imaginei que esse livro fosse nacional. Aliás, tenho problemas as vezes para entender piadas traduzidas. Sinto que perdem o sentido.

    beijos!

    ResponderExcluir

Olá, se você gostou do conteúdo do blog (ou não e quer deixar alguma sugestão), não hesite em deixar um comentário. Ele fará uma blogueira iniciante muito feliz.