segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Giselle- A Amante do Inquisidor




Livro: Giselle, A Amante do Inquisidor 384 páginas
Autor: Mônica de Castro ditado por Leonel
Editora: Vida e consciência

Essa resenha faz parte do Desafio Literário 2013, mês de agosto, tema vingança.Que está sendo postada muuuuito atrasada ; )

Esses é um livro espírita, um romance que se passa no período de trevas da Santa Inquisição, que infligiu a um número gigantescos de pessoas, principalmente mulheres, torturas desumanas e mortes extremamente dolorosas, por fogo ou afogamento por que as causavam de feitiçarias e de pacto com demônios.

A Santa Inquisição era na verdade mais um estratagema político e uma maneira de fortalecer a Igreja católica e sua influência no governo do que uma aplicação religiosa.

E é assim que Gisele, uma médium (que pode se comunicar com espíritos desencarnados) e conhecedora da medicina através das plantas, se torna aliada e amante de Monsenhor Esteban Navarro, ajudando-o com sua beleza e sedução a prender outros nobres, o que daria a Santa madre Igreja o poder sobre as terras e outros bens daquele nobre.

Gisele tem sua vida mudada ao seduzir e entregar Don Fernão à Igreja, com essa ação ela passa a ser alvo da vingança de Lucélia, filha de Don Fernão, ao mesmo tempo em que conhece o seu verdadeiro amor. Que por obra do destino, é também noivo de Lucélia, por quem decide abandonar essa vida de
delatora.

Mas as ações por ela praticada não serão esquecidas e Lucélia se aliará a padre Miguez que é também um desafeto de Gisele, para que ela sofra como seu pai sofreu e perda tudo o que tem assim como ela perdeu. E sua vingança ganha ainda mais força quando descobre que foi Giselle quem lhe tirou não só o seu único amo, mas também a única pessoa com quem poderia contar no pesadelo que se tornou sua vida após a prisão de seu pai.

O livro é muito bom, adorei a narrativa, é bem escrito, fluido, a personagem principal apesar de não ser uma “mocinha” convencional de romances acaba ganhando nossa simpatia, acabamos vendo o lado humano, cheio de imperfeições mas ainda sim humano.

O livro é espírita e como tal não pode deixar de trazer a sua doutrina entremeados nas páginas, algumas inserções achei sutis e bem-feitas, algumas, bem poucas, achei desnecessárias e forçadas,
O livro passaria bem sem elas, achei que quebraram o ritmo da leitura.

Indico para quem gosta de romances espíritas , para quem gosta de mocinhas não tão mocinhas assim, já que Giselle é uma mulher forte, ambiciosa, caminha nas maiorias das vezes por caminhos tortuosos, mas ainda assim, uma protagonista capaz de encantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se você gostou do conteúdo do blog (ou não e quer deixar alguma sugestão), não hesite em deixar um comentário. Ele fará uma blogueira iniciante muito feliz.