terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ironia bem amarga


Autor: Toni de La Torre
Editora: Lua de papel

Um livro de auto-ajuda ao contrário.
Como grande fã do House eu pairei entre dois extremos por boa parte do livro, ora eu pensava “ Ele é bem assim mesmo” e ora o defendia “ Nossa, o House não é tão mau assim.”
O começo é bem interessante, o humor altamente irônico diverte, mas lá pelo meio, a coisa engessa um pouco, cansa ficar filtrando aquela ironia toda, é como ler um livro inteiro e ter que o reler ao contrário mentalmente.
O final parece retomar a graça inicial e a leitura flui.
O livro é cheio de conselhos estapafúrdios (alguém ainda usa essa palavra?) como esse:

“Tente se destruir cada vez mais a cada dia e despreze os esforços dela, a fim de arrastá-la com você para o abismo. Desse modo, fará com que ela participe e dependa da sua dor.”(pág 65)

Com isso já se tem uma ideia do que esperar do livro.

Os maiores pontos altos são as cenas transcritas do House, foram bem escolhidas e ilustram perfeitamente os assuntos abordados, além de altamente divertidas por si só (poderia ser um livro só com pequenas cenas transcritas e ainda assim eu iria amar: )

“Dr Foremam: Você é viciado em conflitos.
Dr House: (olhando para o seu vicodin.)Mudaram o nome?” (pág 142)

Indicado, obviamente para fãs do mestre House, para quem gosta de leituras rápidas, e para amargurados de plantão.
A diagramação do livro não foi perfeita, visto que é diferente em algumas páginas sem nenhuma razão aparente, e possui erros de revisão.
A ideia é original, e é fácil identificar algumas posturas amargas que a maioria de nós assume, sem nem mesmo darmos conta. E como sátira dos livros de auto-ajuda convencionais está perfeito, afinal nada traz mais infelicidade do que a busca pela felicidade, então, seja amargo e seja feliz.

O Autor: 

Toni de La Torre escreveu mais 4 livros: Decifrando El Misterio de Perdidos, Lãs Series Que No Me Dejan Dormir, Técnicas para ligar friends e Be Water My Frien








Fonte: Amazon, facebook, Imagens tiradas do Google.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, se você gostou do conteúdo do blog (ou não e quer deixar alguma sugestão), não hesite em deixar um comentário. Ele fará uma blogueira iniciante muito feliz.